sexta-feira, 11 de junho de 2010

 

A evolução tecnológica

A rápida evolução tecnológica da microeletrônica e da informática expandiu efeitos para todo o planeta levando estudiosos, pesquisadores e analistas a produzirem obras escritas sobre a informatização da sociedade em vários níveis e perspectivas. Durante algum tempo a evolução dos computadores foi caracterizada por gerações de acordo com a base do hardware: válvulas (primeira geração), transistores (segunda geração) e circuitos integrados (terceira geração). Chegou-se a falar em quarta geração, quando a integração era muito grande (VLSI - Very Large Scale Integration) e numa quinta com a inteligência artificial (PRADO JUNIOR, 2001, p. 372)
Um equipamento chamado Colossus, foi um computadoringlês projetado em Bletchley Park construído pelo governo britânico durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de decifrar mensagens alemães, máquina que ficou pronta em 1943, porém se manteve como segredo militar durante cerca de 30 anos. O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido entre 1939 e 1946, é, por muitos, considerado como o primeiro computador eletrônico digital embora não possuísse programa armazenado. Assim como o Colossus foi construído e operado durante a 2ª Guerra Mundial (Colossus..., 2005), também o ENIAC foi projetado e usado durante esse período tendo sido desenvolvido pelo Departamento de Artilharia do Exército dos EUA para a computação de tabelas balísticas (WEIK, 1961). Assim, dentre outros inventos a tecnologia foi evoluindo mais rápido que a própria mentalidade da sociedade. Desde, aproximadamente 1939 os computadores passaram por vários aperfeiçoamentos, hoje temos computadores de mão e portáteis com acesso à Internet, tocadores de música MP3, telefones celulares com acesso à Internet e com funções de tocadores de música, cães e gatos robôs que interagem com atividades da Internet, aparelhos domésticos que podem ser controlados pela Internet, robôs usados para operações cirúrgicas, chips anti-sequestro, scanner para a sola dos pés para detectar metais, TV Digital, convergência para a TV Interativa, computação vestível e a perspectiva de um humano capaz de movimentar um braço robótico (ciborg humano) apenas com a força da mente. E quanta coisa mais...
Segundo observação de Alves (1993, p.17): "A ciência é uma função da vida. Justifica-se apenas enquanto órgão adequado à nossa sobrevivência. Uma ciência que se divorciou da vida perdeu a sua legitimação".
Diante disso, percebo a grande perca que a humanidade vem tendo por estar se divorciando do que é realmente adequado às nossas necessidades. Como já havia falado em outra oportunidade não existe uma fiscalização eletrônica, que interceptasse em tempo real conteúdos e falsos usuários, um instrumento para garantir a segurança, pelo contrário, o que vem a cada dia acontecendo é que somos invadidos em nossa privacidade. As salas de bate-papo, comunidades virtuais, diários virtuais, orkuts são utilizados para aproximar pessoas e não para manipular. Como diz Prado: “A disseminação de acesso à Internet com salas de bate-papo, comunidades virtuais, diários virtuais e outros, utilizados desde a infância, facilitará o fluxo de informações úteis para a humanidade ou levará a um descontrole”. Um descontrole da real utilidade, influindo na formação de nossas crianças e jovens.
Portanto, cabe tanto aos pais com aos professores intervirem nessa realidade, desviando a atenção das crianças para as coisas que educam para a vida em sociedade.
Temos hoje o computador como grande aliado educativo um medidor e planejador de atividades físicas.
O grande "trunfo" do computador é sua característica interativa com o meio. Por meio dele é possível integrar diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, a televisão, os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso perfeito para trabalhar sons e, ainda, torná-los visuais.


REFERÊNCIAS:
ALVES, Rubem A. Filosofia da ciência; introdução ao jogo e suas regras. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6750162/6831-Filosofia-Da-CiEncia-Introducao-Ao-Jogo-e-Sua-Regras-Rubem-Alves

http//en.wikipedia.org/wiki/Colossus_computer. Acesso em 11/06/2010.

PRADO JUNIOR, Arnaldo Corrêa. http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira33/noticias/noticia6.htm. Acesso em: 11/06/2010.

WEIK, Martin H. The ENIAC story. Disponível em http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://ftp.arl.mil/~mike/comphist/eniac-story.html&ei=PSgSTODpOpCouAff3KiwAQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CBgQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DWEIK,%2BMartin%2BH.%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1R2GPEA_pt-BR. Acesso em 11/06/2010.

Eliana Galle

Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]