quarta-feira, 9 de junho de 2010

 

O ENSINO NO SÉCULO XXI


A Informática Educativa
O novo milênio chega iniciando um período no qual ter poder significa ter domínio sobre as informações, e esse domínio será muito facilitado através das novas tecnologias. Nos dias atuais, a sociedade está constantemente sendo beneficiada pelos progressos da tecnologia, o que vem causando mudanças em muitos aspectos sociais e comportamentais de nossas vidas.
De repente, o computador passou a ser acessível a uma boa parte da população e à maioria das empresas, com isso seu uso passou a ser valorizado.
Com todas essas mudanças, as escolas se viram pressionadas a adotar o computador, assim, na área da educação, a informática vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes de ensino/aprendizagem e facilitando a busca do conhecimento.
Devido ao grande impacto que a Informática Educativa vem causando na sociedade em geral, foi feita uma pesquisa sobre o perfil das escolas brasileiras no uso da informática (ROCHA e Outros, 1999). Participaram dessa pesquisa cinqüenta e uma escolas de primeiro e segundo graus que já trabalhavam com Informática Educativa e que estavam ligadas à Internet. A partir de questionários respondidos, via Internet, por essas escolas, foi concluído que o computador é muito usado na administração escolar, porém, ainda é pouco utilizado nas salas de aula. Outros dados obtidos e que são de nosso interesse comentar, é que somente 35,29% das escolas permitem o uso da Internet por todos o alunos, a maioria das escolas permite acesso restrito a alunos ligados a cursos e projetos especiais; além disso, a maioria dos professores usa a Internet para buscar informações e trocar mensagens, mas quase não há utilização em atividades com alunos ou em educação à distância.
Todos esses dados nos permitem concluir que as escolas brasileiras estão procurando formas de informatizar seu ensino, mas, muitos professores ainda não sabem como utilizar essas tecnologias visando a melhoria de suas aulas e, consequentemente, trazendo benefícios ao ensino.
João Pereira da Silva . pereirajoao2008@hotmail.com
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPOS, Fernanda C. A.; CAMPOS, Gilda H. B. de; ROCHA, Ana Regina. Tradicionalismo X Inovação: A Informática Educativa nas Escolas Brasileiras. In : CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO ( 1999: Rio de Janeiro). Anais... Rio de Janeiro: Entre Lugar ,1999. v.1. p. 613-624

Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]