terça-feira, 8 de junho de 2010

 
PAPEL DO PROFESSOR NUM MUNDO GLOBALIZADO



Atualmente o uso das mídias ainda provoca discussões e diferentes opiniões sobre a importância de sua aplicação.


A verdade é que não é o uso de uma tecnologia que torna o professor mais competente, porém ao sintonizar-se com essa situação poderá fazer muito mais. Não basta usar as tecnologias apenas para repetir formas mais antigas de reprodução do conhecimento ou de exposição de conteúdos de um jeito mais sofisticado, é preciso novos modos de ensinar e de aprender.


O papel das mídias no processo de aprendizagem dos alunos é ampliar as possibilidades, romper as limitações das grades curriculares desafiando a criação de novos modelos.


Para uso de qualquer recurso tecnológico no ambiente escolar deve existir preparação e um planejamento para que essas ferramentas possam colaborar nas situações de ensino e aprendizagem.


Segundos dados da Revista Escola de junho de 2009, 72% dos entrevistados não se consideram preparados para utilizar o computador na sala de aula e apenas 15% afirmam ter recebido formação para o uso de tecnologias aplicadas a educação.


Essa mesma revista oferece nessa edição sugestões de ações que podem fazer a diferença e melhorar o uso da tecnologia nas escolas públicas e também exemplos de situações práticas em várias disciplinas com um aproveitamento significativo e ótimas oportunidades de ensino através do uso das novas tecnologias.


Em minha opinião mudam muitas coisas numa prática que envolve o uso de mídias. Se falarmos da internet, por exemplo, professores e alunos ainda precisam avançar mais nessa questão e aprender a desfrutar de forma consciente de todo o potencial gerado pelo universo virtual, para isso não dá pra pegarmos trabalhos só copiados e aceitarmos, tudo muda dependendo da nossa prática nesse sentido e pra mudar é preciso muita interação nesse universo das informações via internet. Inicialmente as atividades com o uso do computador, podem ser simples, como jogos e pesquisas, por exemplo, porém sempre instigantes, pois, “trabalhar com informática possibilita interação com outras pessoas e localidades, estimula o raciocínio lógico, amplia os conhecimentos das mídias e facilita as atividades de pesquisa”, revista escola setembro de 2006. Nesse site:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=96 , tem um vídeo com José Manuel Moran, sobre possibilidades de uso das mídias digitais na educação que reforça o que podemos fazer como professores dentro e fora da sala de aula nesse contexto.



No uso do rádio, vamos além de ouvir músicas, podemos analisar programas, interagir, discutir, aprender e criar a própria rádio da escola. Os alunos ampliarão muito suas possibilidades. O mesmo ocorre com o uso dos vídeos, pois usar algum filme só para “tapar buracos” não acrescenta em nada no trabalho escolar. Um vídeo estimula o uso dos sentidos, auxilia de forma muito eficaz no processo de aprendizagem “se for explorado adequadamente” e hoje com a facilidade os alunos já estão filmando muitas coisas, gravando sons em seus celulares e suas câmeras digitais, então tudo isso pode ir conduzindo para novas formas de aprender e ensinar que com certeza são atrativas e coerentes com o mundo moderno.


Frente tudo isso o professor precisa aprender também novas competências para trabalhar. Segundo Perrenoud, uma competência orquestra um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação.


A competência implica uma mobilização para o conhecimento e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.


Ser professor competente na arte do seu trabalho não é fácil, mas além de ser competente lecionando sua disciplina ou no trabalho com alunos menores conciliar a sua prática pedagógica a integração de mídias é um desafio enorme.


As competências e os saberes necessários para que o professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia atualmente são:




Saber como usar pedagogicamente as mídias assumindo o papel de mediador e facilitador da aprendizagem.


Não adianta querer inventar, fazer algo com competência necessita de muito estudo, dedicação e troca de experiências com pessoas que realizam trabalhos incorporando as mídias como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. “A tecnologia é importante, principalmente para podermos fazer coisas novas e não simplesmente permitir que façamos melhor coisas velhas”.http://www.cibersociedad.net/congres2009/po/coms/analise-das-demandas-de-conhecimentos-necessarios-ao-professor-para-uso-de-jogos-de-empresas/415/



Favorecer a construção dos conhecimentos através de projetos interdisciplinares.


A pedagogia de projetos surgiu para atender a necessidade de transformação da atualidade, fazendo com que os alunos participem ativamente do processo de construção do conhecimento que não é compartimentado e por isso utiliza-se da interdisciplinaridade percorrendo diversos caminhos. A interdisciplinaridade expande e contextualiza o conhecimento.



Administrar sua própria formação continuada.


Falta de tempo e dinheiro são desculpas constantes para alguns profissionais da área da Educação não participarem de encontros, seminários, cursos ou até mesmo ter acesso a materiais de informação importantes, mas somos autores e responsáveis pelas situações e prioridades de nossa vida, então cabe a cada um realizar seu próprio balanço e seu programa pessoal de formação continuada. Não podemos ficar parados esperando que tudo aconteça simplesmente, é necessário iniciativa.


Deve ficar claro que incluir de forma qualitativa as novas tecnologias na Educação é parte de um pacote amplo de modificações no sistema educacional, mas com certeza: “as tecnologias podem mudar a forma como as competências são exercidas, mas não podem transformar um mau professor num bom professor” - Tecnologias na Educação – Ministério da Educação - página 196.


Para escrever esse material utilizei algumas ideias de trabalhos que já tínhamos feito anteriormente.
Marlene Chagas








Comentários:
Sugiro que o video de José Manuel Moran, no http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=96 , seja assistido , pois dá uma idéia do que é a transformação em nossas aulas, através da inclusão dos meios tecnológicos.CERISE
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]